Português
English
Histórico

A muito tempo praticando o nautimodelismo, venho desenvolvendo o hobby desde 1980, sendo a terceira geração da família Astbury envolvida na história da vela rádio controlada brasileira.

Com grande influência dos anos vivídos na oficina de meu avô, John Reginald Astbury e através de meu primeiro emprego em uma fábrica de aeromodelos, a Nimbus Company, pude desenvolver toda minha habilidade em prol do nautimodelismo, tanto para construção de modelos, quanto para competições.

Depois de vários campeonatos que participei, pude colecionar alguns títulos importantes, com participações em regatas dentro e fora do Brasil sempre ao lado de meu irmão gêmeo, meu concorrente mais difícil dentro d'água e o mais parceiro em terra.

Nesta época, durante os finais de semana e as férias no sítio da família, velejando juntos, já praticavamos o Mach Race sem saber.

Com o passar do tempo e a evolução do nautimodelismo nacional passei a fabricar barcos da Classe 1M ULY, monotipos, projetado desenvolvido integralmente no Brasil, confeccionados através de um molde homologado pela associação da classe.

Depois de vários barcos produzidos e entregues, até mesmo no Chile e na Argentina, iniciei uma nova etapa de trabalho, um novo projeto.


IOM Vektor (foto: Rolf Stange)

Durante o desenvolvimento da Classe 1M Internacional (IOM) no Brasil, adquiri o projeto e a licença para construção do modelo Vektor, projetado pelo renomado velejador e arquiteto naval, Graham Bantock.


Com dez barcos entregues até o início de 2008 recebi o convite para integrar a equipe de trabalho da Sailsetc, na Inglaterra, empresa  especializada em veleiros rádio controlados de competição, fornecedora de barcos, velas e acessórios para a maioria das classes mundiais em atividade na atualidade.


Trabalhando na SAILSetc (foto: Denis Astbury)

Nos dois anos trabalhando na Inglaterra e participando de vários campeonatos nas mais diversas classes como a  IOM, "M" (Marblehead), 10 Rater, A Class, 6M e outras, pude vivenciar o que existia de mais moderno na vela R/C.

De volta ao Brasil em 2010, com toda experiência adquirida na Europa, fundei a Nautae Racing Model Yachts.

A partir deste momento iniciei o processo de aquisição da licença para fabricar o atual barco campeão da classe IOM, o Britpop!, desenvolvido pelo excepcional velejador e amigo Brad Gibson.


O Britpop! (foto: Texas Blow Out 2011)

Paralelamente envolvido também com a classe RG 65 desde o meu retorno ao Brasil, juntamente com o grande amigo e também velejador Pedro Stier, comecei a desenvolver o casco sucessor do já consagrado Stinger. 

Com a chegada do molde do IOM Britpop! e a construção do RG 65 Stinger A/S, o ano de 2012 promete ser bastante agitado para a vela R/C brasileira e principalmente para a Nautae. Teremos muito trabalho pela frente.

Fique atualizado visitando nossa página de notícias.

Saudações,

Denis Astbury